segunda-feira, 2 de novembro de 2009

PROJETO AGAP - VISÃO GERAL

“Fortalecendo a Atenção Primária à Saúde no Brasil e no Canadá: um Projeto de Intercâmbio de Conhecimento para Equidade” é uma iniciativa baseada em anos de colaboração anterior entre Brasil e Canadá e foi desenvolvido através de uma parceria entre o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e a Universidade de Toronto.

O acordo foi firmado entre a Canadian International Development Agency (CIDA) e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) sob os termos das diretivas de Iniciativas de Longo Prazo (PIPE - Long Term Initiatives) do Programa Brasil-Canadá pela Promoção da Equidade.


Metas principais

1. Contribuir para a promoção de uma maior equidade de gênero e etnia no Brasil e, ao mesmo tempo, reforçar e diversificar as relações Brasil-Canadá.
2. Promover a Atenção Primária à Saúde (APS) como o alicerce da reforma da saúde, melhorando a capacitação e o empoderamento de gestores e equipes de APS.


Resultados esperados

1. Melhoria da gestão do sistema de saúde em estados-alvo em termos de efetividade e equidade por meio da integração de gestores de diferentes níveis de gestão (estadual, regional, municipal) com as equipes de áreas especializadas e em consultoria com os Conselhos Locais de Saúde e organizações comunitárias nas áreas-alvo.
2. Incorporação dos atributos da APS (primeiro contato, longitudinalidade, integralidade e coordenação) e de aspectos da igualdade social entre gêneros e etnias na implementação das iniciativas resultantes.
3. Utilização efetiva e crescente de matrizes lógicas de planejamento, dados e informações para monitoramento de indicadores de APS (Indicadores do Pacto) e para tomada de decisão em iniciativas novas por parte de gestores nos estados onde o projeto está sendo desenvolvido.
4. Fortalecimento e diversificação da relação entre Brasil e Canadá por intermédio de intercâmbio de conhecimento para equidade nas seguintes áreas:

O Modelo de saúde da família;
O Treinamento em interdisciplinaridade e equidade para esse modelo;
O Desenvolvimento de intercâmbios sobre coleta de dados em APS para monitoramento e avaliação.


Prazo: Dois anos e 9 meses (de junho de 2008 a dezembro de 2010).

O projeto teve início na Paraíba no dia 06 de maio de 2009. As aulas estão sendo ministradas em João Pessoa e o último módulo será nos dias 09,10 e 11 de novembro de 2009.

FONTE : SITE AGAP

Um comentário:

  1. Oi, Mamãezita! Adorei o blog.

    Olha:

    Guia prático da NOVA ORTOGRAFIA (Douglas Tufano):

    http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php

    Na coluna da direita ("SAIBA MAIS" >> Guia prático da nova ortografia)- eu não consegui colar o link exato aqui no comentário!

    E se você ainda estiver interessada na matéria da TV Justiça, tem uma página "fale conosco" no site:
    http://www.tvjustica.jus.br/fale.php

    Beijos

    ResponderExcluir