quinta-feira, 29 de outubro de 2009

É com enorme prazer que iniciamos este blog voltado para profissionais, gestantes e companheiros, acrescentando nossas experiências e possibilitando uma vivência mais equilibrada de todas as manifestações que ocorrem durante a gestação, buscando apoiar as ações de atenção saúde da mulher , especialmente durante o prénatal .

Nosso intuito é abordar vários temas, no sentido de analisar o profundo significado deste momento, suas emoções, manifestações e implicações, mostrando, desta maneira, que a gravidez pode ser vivenciada pelos futuros papais e mamães, com menos ansiedade e culpa , mais alegria , responsabilidade e prazer, dando um novo significado à Atenção Prénatal no municipio de João Pessoa.

Sejam bem-vindos!

Projeto AGAP /PB - Grupo IV

Durante a gravidez, muitas mudanças acontecem no corpo da mulher, fazendo com que esse período exija cuidados especiais. São nove meses de preparo para o nascimento do bebê. É importante que durante a gravidez as futuras mães sejam acompanhadas por profissionais de saúde. O Ministério da Saúde salienta a importância do pré-natal e incentiva todas as mães a buscarem o atendimento gratuito no Sistema Único de Saúde (SUS).

Com os exames médicos realizados no pré-natal, é possível identificar e reduzir muitos problemas de saúde que costumam a atingir a mãe e seu bebê. Doenças, infecções ou disfunções podem ser detectadas precocemente e tratadas de forma rápida. O ideal é que as mães iniciem o pré-natal no primeiro trimestre, assim que souberem da gravidez. As consultas e exames permitem identificar problemas como hipertensão, anemia, infecção urinária e doenças transmissíveis pelo sangue de mãe para filho, como a aids e a sífilis. Alguns desses problemas podem causar o parto precoce, o aborto e até trazer conseqüências mais sérias para a mãe ou para o seu bebê.