sexta-feira, 26 de março de 2010

Praça das mangueiras, dia 27/03

Estão fechadas as participações das secretarias e órgãos da Prefeitura de João Pessoa e do movimento social, na Ação de Cidadania da Praça das Mangueiras. Esta atividade marcará o lançamento do material educativo do Projeto Gênero e Cidadania - resignificando a atenção à Saúde da Mulher, desenvolvido por profissionais da Secretaria de Saúde de João Pessoa em parceria com equipe do Distrito I e das Equipes de Saúde da Família do Alto do MAteus.
A Equipe da Secretaria de Saúde de João Pessoa que realiza esta atividade está participando do Curso de Aperfeiçoamento da Gestão da Atenção Primária em Saúde (AGAP), uma parceria do Ministério da Saúde, Secretarias de Saúde dos municípios e de quatros Estados do Nordeste, e Universidade de Toronto (com apoio da Agência de Cooperação Internacional Canadense - CIDA).

O grupo conta ainda com a participação de técnicas da Coordenação Estadual da Atenção Básica e da UFPB.

Este Projeto que está sendo desenvolvido no território do Alto do Mateus tem por objetivo qualificar a atenção ao pré natal, com ênfase na adesão das mulheres ao pré natal e na captação destas no 1º trimestre da gravidez. Para isto foram definidas estratégias que serão desenvolvidas no âmbito das Unidades de Saúde da família e na comunidade.

Para a feira e mobilização da comunidade foi definido o "nome fantasia": Saúde da Mulher: uma ação de Cidadania.
Esta atividade será realizada na Praça das Mangueiras, Alto do Mateus.

Contaremos com as presenças do Prefeito Ricardo Coutinho e da Secretária de Saúde de João Pessoa (Roseana Meira).

Participações:

Secretaria de Saúde - 45 profissionais das equipes de Saúde da Família do Alto do Mateus; Direção do Distrito Sanitário I (direção geral e técnica e apoiadoras - NASF Alto do Mateus); equipe da Coordenação de Saúde da Mulher; Coordenação DST/AIDS).
Banco de Leite Zilda Arns, do Instituto Cândida Vargas - maternidade municipal;

Secretaria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres - equipe da Secretaria e equipe do Centro de Referência da Mulher (ação de mobilização - violência contra a mulher);

Sec. de Educação - equipes do Projovem que atuam no território do Alto do Mateus;

Secretaria de Desenvolvimento Social - equipe do Centro de Referência da Assistência Social - CRAS do Alto do Mateus e representantes dos principais programas/projetos (Bolsa Universitária, Bolsa Família, Balcão de Direitos);

Secretaria de Desenvolvimento da Produção - SEDESP: divulgação dos projetos voltados para a geração de renda/promoção da autonomia das mulheres);

Secretaria do Meio Ambiente: tenda verde com distribuição de mudas e de material educativo;

FUNJOP (Fundação de Cultura de João Pessoa) - Atração Cultural para encerramento do evento: Show com os "Cabras do Mateus" (trio de forró) e sonorização.

SECOM - divulgação e mídia.

Organizações Não Governamentais: Cunhã Coletivo Feminista, AFYA, Projeto Beira da Linha e Rede REMAR.

Outros Grupos:

Grupo de Jovens da Igreja Católica;
Grupo de Jovens evangélicos;
Comunidade 5 de Julho;

Equipes de Saúde da Família e comunidade: Cantinho da pintura para as crianças; momento de atividade física - alongamento.

Grupo responsável: Claudia Veras e Jane Moraes (Diretoria de Atenção à Saúde/Secretaria de Saúde de João Pessoa);
Fátima Freitas e Fátima Moraes (Coordenação Estadual da Atenção Básica);
Sílvia Rodrigues (Equipe de Saúde da Família do Jd Miramar II);
Edilene Araujo (professora especialista em saúde da mulher-UFPB).